domingo, 25 de maio de 2008

O homem do chapéu está de volta...

O dia 22 de Maio de 2008 finalmente trouxe o tão esperado 4º capítulo da saga Indiana Jones, e eu como fanático desses filmes lá estava na primeira fila a assistir. Quem me conhece sabe o impacto que este herói de chapéu e chicote em punho teve na minha infância e cujos filmes ainda hoje me fascinam, vejo-os e revejo-os com o maior dos prazeres.

Lembro-me das minhas férias escolares em que ficava em casa com a minha bisavó e lá punha eu a minha VHS no vídeo, pronto para mais uma sessão de "Indiana Jones and the last Crusade", o meu favorito da altura, o qual o devo ter visto 569 vezes.

A minha bisavó adorava o filme, podia não perceber o que é que eles estavam para ali a dizer, mas adorava ver o intrépido arqueólogo a chegar a roupa ao pêlo aos cabrões dos nazis, deixando-a toda satisfeita. Para mim este é um dos segredos do sucesso destes filmes, agradam a miúdos e graúdos fazendo-os sonhar com aventuras em locais longínquos...


O que dizer deste 4º filme quase 20 anos depois do último...Gostei, não adorei como os outros mas entreteve-me e foi bom reencontrar o Harrison Ford no papel de Indy numa nova aventura. Mas para mim o filme peca por ser demasiado evidente duas questões: - 1ª é claramente um filme tributo aos seus antecessores, em que cena sim cena não temos referências aos filmes anteriores; a 2ª questão deve-se ao facto de ser um filme que serve de passagem de testemunho para provavelmente o novo jovem actor que vai prosseguir com este Ícone do cinema, Shia La Boeuf. Já me estou a ver daqui a alguns anos a discutir, tal e qual o Sean Conery para o James Bond, que para mim o Indy era o Harrison Ford...e é!

Bem isto já vai longo, peço desculpa, mas afinal de contas estamos a falar do Indiana Jones...
E vão ver o filme que vale sempre a pena.

Fiquem aqui com uma das 1001 cenas clássicas.
Abraços.


Sem comentários: