De alguns anos para cá, deixei-me apanhar pela febre da nova vaga de séries norte americanas, como milhões de pessoas em todo o mundo. É caso para dizer: "Olá o meu nome é X e sou viciado em séries, mas só as de qualidade... :)"
As séries televisivas deixaram de ser o parente pobre da ficção audio-visual, chegando a ultrapassar em muitos aspectos o Cinema conteporâneo. BLASFÉMIA!!!!???
Não senhor, afirmo e reafirmo, que nomeadamente em termos de argumento, interpretação de personagens e em alguns casos produção, algumas das séries americanas dos últimos 10 anos fazem sombra e envergonham algumas obras cinematográficas da actualidade.
Mas este não é o tema, foi mais um desabafo ou uma explicação para esta minha adicção.
O tema é genéricos e vou falar de alguns neste blog, se me for premitido...
Os genérios estão cada vez mais sofisticados em termos estéticos e cada vez mais inteligentes ao resumir toda a essência da história que estamos prestes a testemunhar. São uma espécie de cartão de visita, ou artificios hipnóticos que nos pré dispõem ao que estamos prestes a ver. São pequenas obras de arte em alguns casos.
Neste caso específico vou fazer uma pequena análise ao genérico de True Blood, a nova série de Alan Ball (6 Feet Under). Trata-se de uma série com, e não sobre, vampiros. Passa-se no Sul dos EUA, mais propriamente Louisiana e os principáis temas aqui abordados são o amor, tolerância vs intolerância, vícios, sexo, violência física e psicológica, medo, raça, amizade, mistério, fé, sangue, religião, enfim... a vida e a morte se quiser resumir.
A genealidade deste genérico é que em minuto e meio consegue incorporar tudo isto e colocar-nos no espaço da acção desta história mais propriamente nos pântanos de Louisiana.
Apreciem, não percam a série... e se o 1º episódio vos parecer estranho, acreditem em mim que estamos perante o exemplo perfeito da expressão "primeiro estranha-se e depois entranha-se".
E quando entranhar já n sai...
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário